Onde Estamos
TERRITÓRIO ITAPARICA
O Território Itaparica, segundo Censo Demográfico (2010), corresponde a cerca de 2,9% do Território Estadual. Na divisão administrativa, é formado pelos municípios de Abaré, Chorrochó, Glória, Macururé, Paulo Afonso e Rodelas (BAHIA, 2013), embora faça parte da Bacia Hidrográfica do São Francisco, todos os municípios estão inseridos na Região Semiárida. Onde Predomina o clima árido, com nenhum excedente hídrico, chuvas de primavera/verão que não ultrapassam os 500 mm e temperatura média anual em torno dos 25º C. (SUPERINTENDÊNCIA DE ESTUDOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DA BAHIA, 1998, 1999).
MUNICÍPIO DE GLÓRIA
Glória é um município baiano localizado a 514 Km da capital Salvador, é banhada pelas águas do Rio São Francisco e faz fronteiras com os estados de Pernambuco e Alagoas, o que facilita a chegada de turistas não só do Brasil, mas também do mundo. Denominada “Curral dos Bois e Santo Antônio da Glória, à partir de 8 de julho de 1931, teve o seu topônimo simplificado para Glória. Atualmente tem uma população de 16.000 habitantes e um potencial incrível para o turismo de lazer. Sendo o maior produtor de tilápia da Bahia, o município de Glória possui uma diversidade incomparável de pratos tendo como base o pescado. Glória também é um dos maiores produtores de melancia do Vale do São Francisco. Além da tilápia, oferecemos, também a carne de bode e a buchada, galinha de capoeira e como sobremesas os doces das frutas (mamão, coco, melancia, banana e goiaba) produzidas no município.
Fonte: Site da Prefeitura de Glória/BA
Quem Somos
A Associação de Moradores do Povoado Olho D’Água dos Coelhos – Glória/BA, foi fundada em 1995 e, entre diversos objetivos destaca-se o fortalecimento da cadeia produtiva da avicultura. Em 21 anos de atuação, a entidade já recebeu Cisternas de Produção, Quintais Produtivos, Aviários para Criatórios de Galinha Caipira, Palma Forrageira, capacitações, intercâmbios, DAP – Declaração de Aptidão ao PRONAF, CEFIR – Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais, dentre outras iniciativas que estão sempre dispostos a participar.
Com ATER da AGENDHA que, por sua vez, tem o apoio da CAR, SDR, SETRE e SPM do Governo do Estado da Bahia, tem construído soluções para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da Avicultura no semiárido.
Projetos de criação de galinha caipira tem ganhado força entre os agricultores familiares, visto que, os custos com a alimentação animal correspondem a, aproximadamente, 75% dos gastos totais de um projeto.
Para a criação de galinhas caipiras, pode ser utilizado leguminosas, capins, frutas e hortaliças, o que possibilita maior custo/benefício. O tratamento dado ao estilo de criação das galinhas caipiras, fazem a diferença no produto final, como a textura macia da carne e maior pigmentação nos ovos, resultando em melhor aspecto e sabor, agregando valor ao produto final. O Projeto de criação de Galinha Caipira e produção de Ovos, trouxe aos associados a esperança de desenvolver o empreendimento aliado a geração de renda para a comunidade. A Associação também trabalha com a criação de caprinos de raça de grande porte.